sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Conceito de Alma para Carl Gustav Jung

Bem, esse é o meu segundo post. E como ainda não tenho idéia do que colocar aqui, resolvi começar fazendo citações. Acho magnífico o conceito de Alma para Jung:
"Se a alma do homem é algo, deve ser infinitamente complicada e de uma diversidade ilimitada, impossível de ser aprendida por uma simples psicologia dos instintos. É com a mais profunda admiração e com o maior respeito que, mudo, posso considerar os abismos e os cumes da natureza psíquica, os quais povoam o universo não-espacial de uma indizível abundância de imagens, que milhões de anos de evolução viva amontoaram e acumularam organicamente. Minha consciência é como que um olho que abarca os espaços mais distantes, mas o não-eu psíquico é aquilo que de maneira não-espacial preenche esse espaço. Essas imagens não são apenas sombras pálidas; são fatores e condições psíquicas de poder imenso. Poderemos talvez negligencia-las, mas não lograremos, através dessa negação subtrair-lhe o poder. Tal impressão, comparativamente, seria semelhante a contemplação de um céu noturno estrelado, pois o equivalente do mundo interior só pode ser o mundo exterior e, como atinjo este último por intermédio do corpo é através da alma que atinjo o mundo interior.
Seria uma blasfêmia afirmar que Deus pode se manifestar em toda parte menos na alma humana. Com efeito, a grande intimidade de relação entre Deus e a alma exclui automaticamente toda depreciação desta última. Sem dúvida, falar de afinidade é um exagero; mas de qualquer modo a alma deve possuir em si mesma uma faculdade de relação, isto é, uma correspondência com a essência de Deus; senão como seria possível o estabelecimento de um relação? Essa correspondência em termos psicológicos é o arquétipo da imagem de Deus". (Jung - "Memórias, sonhos e reflexões")
Bom, está aí um bom tema para discussão. Divirtam-se!

Um comentário:

  1. Fico pensando... Quando Jung falou da alma do homem, achando-a complicada... Ele já falava considerando as almas além das suécas, européias, as das mais distantes localidades do planeta, tão diversas que parecem ser?
    ZAS

    ResponderExcluir