segunda-feira, 1 de março de 2010

Conhecer-se a Si-Mesmo

" 'Conhecer o homem é o início da plenitude, mas conhecer a Deus é a plenitude perfeita.' Clemente de Alexandria diz no Paedagogus: 'Portanto, tal como parece, o maior de todos os ensinamentos está em conhecer a si mesmo; pois quando o homem conhece-se a si mesmo, ele conhece a Deus.' E Monoimos, na sua carta a Theophrastus, escreve: 'Busca por Ele fora de ti e descobre quem é que comanda tudo dentro de ti, dizendo: meu deus, meu espírito, meu entendimento, minha alma, meu corpo; e compreende por que razão existe dor e alegria, e amor e ódio... e por que te irritas quando não querias te irritar, e te apaixonas quando não querias te apaixonar. E, se observares atentamente tais coisas, tu O encontrarás dentro de ti, o Um e o Todo.' "
Carl Gustav Jung, "Aion"
O que vocês acham que Jung quis dizer com isso?

Um comentário: