quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Alquimia e o Processo de Individuação

"... todo o procedimento alquímico... pode muito bem representar o processo de individuação num indivíduo particular, embora com a diferença não desprovida de importância de que nenhum indivíduo particular abarca a riqueza e o alcance do simbolismo alquímico. Este tem a seu favor o fato de ter sido construído ao longo dos séculos... É... tarefa muito difícil e ingrata a tentativa de descrever o processo de individuação a partir de materiais de casos... Na minha experiência, nenhum caso é suficientemente amplo para revelar todos os aspectos com uma riqueza de detalhes que o leve ser considerado paradigmático... A alquimia, por conseguinte, realizou para mim o grande e inestimável serviço de fornecer o material em que minha experiência pudesse encontrar espaço suficiente, o que me possibilitou descrever o proceso de individuação, ao menos em seus aspectos essenciais." (Mysterium Coniunctionis - Carl Gustav Jung)
Para melhor entender essa ligação, aqui vai algumas palavras de Edward Edinger em sua obra Anatomia da Psique:
"O que torna a alquimia tão valiosa para a psicoterapia é o fato de suas imagens concretizarem as experiências de transformação por que passamos na psicoterapia. Tomada como um todo, a alquimia oferece uma espécie de anatomia da individuação. Com efeito, sua imagens serão mais significativas para aqueles que tiverem tido uma experiência pessoal do inconsciente."
Galera, aqui vai uma dica pessoal: se por um acaso vocês se depararem com algum trabalho artístico, como os desses artistas famosos que pintaram quadros aparentemente sem significado algum, estejam certos de que é a projeção do inconsciente neles. O significado é muito pessoal, o inconsciente não possui a mesma "lógica" que a consciência. Pensem nisso...

2 comentários:

  1. Algumas obras de 'artistas famosos' são admiradas por milhares de pessoas, valem milhões... Isso quer dizer que muitas vezes o praticado sem consciência vale (muito) mais que o que procede da consciência?!

    ResponderExcluir
  2. Em termos de criatividade acredito que sim, pois para mim o inconsciente é honesto quando "expõe" exatamente aquele momento em que o indivíduo está vivendo: não importa se é um momento de transformações ou de constelação de comportamento. Muitas vezes, o conteúdo que ainda permanece no inconsciente precisa ser trabalhado e elaborado e depois trazido à luz da consciência, pois esses conteúdos inconscientes afetam o nosso comportamento consciente.

    ResponderExcluir