terça-feira, 24 de agosto de 2010

Associação

Queridos,
Estudando um pouco mais a teoria junguiana, me veio a idéia de que muitas pessoas acham que Jung é psicanalista assim como Freud, porém isso não é verdade. Jung trouxe a idéia da Psicologia Analítica, o que é diferente da Psicanálise proposta por Freud, embora ambas as teorias acreditem que a dinâmica do ser humano esteja no inconsciente, ou seja, o olhar que cada uma tem para o inconsciente é um  pouco divergente.
Nas duas teorias temos um conceito que se chama Associação, porém cada um se baseia em noções diferentes. Trago aqui um trecho do livro Memórias, sonhos, reflexões de Jung:
"Associação - Encadeamento de idéias, de percepçõs, etc., segundo a semelhança, conexão e oposição. Associações livres na interpretação de sonhos de S. Freud; cadeias de associações espontâneas do sonhador, que não se relacionem necessariamente com a situação onírica. Associações dirigidas ou controladas na interpretação junguiana dos sonhos; idéias espontâneas cujo ponto de partida é a situação onírica dada, e que sempre se relacionam com ela."
Espero ter contribuído para a elucidação do tema. Na próxima postagem tratarei dos temas consciência e inconsciente.
Não custa lembrar que o espaço é aberto a comentários, divirtam-se!
Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário